Sobre
A Fraternidade é uma comunidade Evangelizadora, comprometida a viver em intimidade com Jesus, de forma a transbordar seu amor. Nas palavras de nosso fundador "ser sinais visíveis e permanentes da presença viva, amorosa e misericordiosa de Jesus hoje no mundo" (nosso lema), além da intimidade com Jesus, a devoção a Nossa Senhora, nossa mãe, mãe da evangelização, nunca separando-nos de Roma: somos fiéis e obedientes à hierarquia da Igreja, à Tradição e à Palavra de Deus. Nossos compromissos como comunidade são: oração e exame de consciência diário; missa e confissão frequente; humildade e direção espiritual sistemática.
Os membros da Fraternidade N.S.E residem no Rio Grande do Sul, em outros estados brasileiros e no exterior. São jovens, adultos e idosos. Tem em comum amor e respeito ao fundador e a seus ensinamentos, o desejo e a disponibilidade para evangelizar todos os povos, raças e nações, conforme as limitações de seu estado de vida e condições de saúde. Atuam em diferentes paróquias, exercendo funções como: diáconos, catequistas, MESC, leitores, pregadores de retiros, organizadores de eventos. Em Porto Alegre, dão atenção especial às solicitações da Paróquia São Martinho de Tours.
Iniciamos recentemente um plano de comunicação através das mídias digitais como site, WhatsApp, Instagram, Facebook e YouTube. Em nosso site pretendemos reunir um acervo de fotos, textos e diversos materiais que remetem à história do Padre Ladislau, seus ensinamentos, e à história da Fraternidade Nossa Senhora da Evangelização.
Tínhamos como tradição encontrarmo-nos semanalmente com o Padre Ladislau na Paróquia São Martinho às 5° feiras à noite. Hoje nos encontramos em Porto Alegre, com nosso moderador, na Lareira da Mãe, de 15 em 15 dias, aos domingos. Em Ijuí, sob a coordenação do casal Sandra e Marlon Azambuja, na Capela de Santa Rita de Cássia, pertencente à Paróquia São Geraldo, as 6° feiras à noite, de 15 em 15 dias. Em Taquari, sob a coordenação de Iracema e André, de 15 em 15 dias, nas 2° feiras, na casa de um dos membros. Nesses encontros temos: acolhida, oração pelos irmãos, pelos sacerdotes e pela Igreja. Recebemos orientações, avisos, preparo e envio para nossas missões. Pretendemos fazer retiros anuais sob orientação de nosso Diretor Espiritual, Padre Miguel Louzada Martins Costa.
Junte-se a nós, para sermos sinais da misericórdia de Jesus e Evangelizar os 5 continentes sob o comando de Nossa Senhora da Evangelização.
História
A Fraternidade Nossa Senhora da Evangelização foi fundada no início da década de 90, pelo Padre Ladislau Molnàr e pelo paroquiano Reinaldo Adams em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A comunidade nasceu com a missão de evangelizar os cinco continentes, cujo carisma é “ser sinal visível e permanente da presença viva, amorosa e misericordiosa de Jesus hoje no mundo”. O tripé espiritual da Fraternidade consiste no amor à Maria Santíssima, ao Santíssimo Sacramento e ao Santíssimus, isto é, ao Papa.
​
A inspiração veio de um momento de oração na Capela Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Glória em Porto Alegre. Após este momento foi criada a imagem da Nossa Senhora da Evangelização. O primeiro esboço foi criado junto com uma paroquiana na época, enquanto o padre ditava os detalhes, Nilza Texeira esboçava no papel. Depois foram criadas duas imagens para duas cidades distintas, Porto Alegre e Taquari (existe um texto descritivo sobre a imagem da Nossa Senhora da Evangelização, que começa com a passagem na qual Maria visita Isabel, Luca 1, 39 “Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá”. Por isso na imagem o cabelo está esvoaçando e os pés a caminho).
​
Após estes momentos, foi realizada uma reunião paroquial onde foram apresentadas todas as ideias e inspirações desta Comunidade que iria nascer. No momento Padre Ladislau falou sobre a importância desta missão, porque o mundo estava vivendo um momento muito difícil, que as pessoas estavam afastadas de Jesus e que precisavam fazer alguma coisa se não o mundo iria perecer. Então o padre convidou seus paroquianos a constituir esta grande família evangelizadora, que é a Fraternidade.
​
No mesmo período foi construída a Casa de Retiros Nossa Senhora da Evangelização, com o intuito de começar o trabalho de evangelização com seus próprios membros. Na sequência a Fraternidade começou a fazer missões no interior do Rio Grande do Sul, enviando grupos para coordenar e participar de eventos como tardes de oração em comunidades paroquiais, retiros e encontros diversos católicos. Com a missão de evangelizar também através dos meios de comunicação, se concretizou a fundação da Rádio Fraternidade de Taquari, FM 98,9, em 1995 e uma filial em Ijuí, FM 97,5, em 1999.
​
Padre Ladislau também iniciou um projeto na área da televisão, juntamente com seus amigos Reinaldo Adams e Vera Androvandi, conseguindo 24 canais de televisão, possibilitando a retransmissão de canais católicos, dentre eles a TV Canção Nova.
​
Hoje a Fraternidade é composta por membros consagrados, que continuam na missão de evangelizar os cinco continentes.
